quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Menos uma Fábrica, Mais uma Lágrima

Faço este post como um Luto, pois acabo de descobrir que o Shopping Plaza Mooca foi Inaugurado ( ando muito desenformado ultimamente), e com isso se encerra definitivamente mais uma história de montadoras. Com a Inauguração do Plaza Mooca, se encerra a Ford do Ipiranga, fábrica já comentada aqui no Blog em Fevereiro deste ano. a Fábrica foi Um marco para nossa história, pois foi nela que saiu o Primeiro caminhão da marca, o primeiro carro de passeio da marca e que acabou sendo o primeiro carro verdadeiramente moderno do Brasil. Nosso país é um país sem memória. quando fiquei sabendo ontem a noite que o Plaza Mooca foi Inaugurado, vi uma reportagem da TV Gazeta no You Tube. A emissora nem sequer teve a coragem de afirmar que ali houve uma fábrica da FORD, que foi desativada em 2000 e foi transferida pra São Bernardo do Campo. Que ali foi Uma fábrica pioneira no país, com o primeiro caminhão v8 a gasolina do país. a primeira em se preocupar com as necessidades do país a ponto de lançar três tipos diferentes de caminhões: pick-up F100, caminhão médio pra cidade F350 e o caminhão grande pra todas as necessidades, o F600. Aos fãs da Ford F1000, foi de Lá que ela saiu também. As primeiras pick-ups F250 e Courier saíram de lá também. O primeiro carro de Luxo verdadeiro fabricado no país o Gálaxie 500, também saiu de lá. o primeiro caminhão médio à Diesel do Brasil , o F-4000, também foi feito lá. não posso me esquecer também do primeiro trator da marca feito no País , o Ford 8BR. Tudo foi pioneiro aqui no Brasil. E tudo isso devemos à Ford do Ipiranga e seus empenhados e bravos Funcionários. Se vencemos de fato a grande competição automobilística de todos os tempos, devemos a Ford do Ipiranga. Se disse algo que não deveria peço desculpas, mas tinha que me desabafar. Aqui, posto mais uma vez as fotos da minha maquete da fábrica. Até mais e um grande abraço à todos.
Ford do Ipiranga
a Fábrica foi inaugurada em 1953
Fachada da fábrica
Oficina mecânica da fábrica
Fábrica de Motores do outro lado da Av. Henry Ford
Antiga pista de testes da fábrica
visão aérea da Fábrica
uma das últimas fotos da fábrica antes de vir abaixo
pátio da fábrica enquanto funcionava, com os tratores 8BR
fábrica da Ford em 1970
fábrica do Ipiranga em 1982, penúltimo ano da fabricação do Landau e último ano do Ford LTD.

3 comentários:

  1. Essa última foto foi tirada em 1982? Foi o ano em que comecei a estudar no Senai do Ipiranga pela Ford. Me formei em 1983 e trabalhei nesta fábrica até ser mandando embora, em 1987, quando criaram aquele desastre chamado "Autolatina". A Ford que rivalizava com a Volkswagen, perdeu briga pela liderança do mercado depois que se juntou com a montadora alemã. Quando desfizeram a parceria, uns cinco anos depois, a Ford já não era a mesma. Outras montadoras chegaram e ela deixou de ser um grande "player" em vários segmentos. Uma pena, mas a saudade é grande. Assim é a vida. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena esta fábrica ser conhecida como Ford Ipiranga. Ela está localizada na Mooca. O Ipiranga começa do outro lado da linha do trem...

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe se exista a possibilidade de fotografar lá, ou visitar ??

    ResponderExcluir